Thais Rocha
Educação infantil, Lúdico, Jogos e brincadeiras
O professor deve empregar uma variedade de técnicas e métodos de ensino para facilitar a construção do conhecimento pelos alunos. Este trabalho busca responder diante do cenário educativo que vivemos. Se os recursos pedagógicos disponíveis, os jogos e brincadeiras podem contribuir significativamente na formação da criança da educação infantil? Por se tratar de um recurso lúdico e fazer parte da prática infantil. O objetivo principal do trabalho é entender quais as contribuições dos recursos pedagógicos disponíveis, dos jogos e das brincadeiras na formação da criança da educação infantil. Por se tratar de recursos lúdicos e fazerem parte da prática infantil destacam-se por sua riqueza, trazendo informações, promovendo cultura, evidenciando direitos e contribuindo para o desenvolvimento de valores educacionais. Além disso, proporcionam inúmeros benefícios para a aprendizagem, fomentam o desenvolvimento infantil e exploram as potencialidades da criança. Essas atividades também favorecem relações cognitivas baseadas no afeto, respeito, solidariedade e companheirismo. No contexto educacional, onde o conhecimento é continuamente construído, avaliado e renovado, brincar e aprender são processos intrinsecamente ligados, consolidando-se ao longo do desenvolvimento do aprendizado. O lúdico, especialmente na educação infantil, é um dos recursos pedagógicos mais eficazes para motivar e estimular a aprendizagem. Este artigo aborda o tema dos jogos e brincadeiras na educação infantil. Os métodos utilizados para realização do trabalho acadêmico foram leituras de e-books, revisões bibliográficas e sites publicados nos últimos cinco anos, sendo assim, um estudo de caráter qualitativo.