Título do Artigo:

Estudo das faixas adicionais de trânsito em rampas ascendentes na rodovia sc 350 entre os municípios de caçador e santa cecilia


Autores:

Fernando Hudyma


Assunto:

Estudo, Rodovia, Faixas Adicionais de Trânsito


Resumo:

O trabalho consiste na realização de um estudo de caso acerca da metodologia aplicada no segmento rodoviário para dimensionamento de faixas adicionais de trânsito, e a partir dos estudos desenvolvidos, aplicar os elementos de pesquisa bibliográfica. O segmento em estudo é a antiga Rodovia Estadual SC-302 hoje SC 350 no trecho que liga o perímetro urbano de Lebon Régis ao Entroncamento com a BR-116 especificamente no segmento mais critico de aclive na localidade de Rio Bonitinho no município de Santa Cecilia com cerca de 1700 metros. O conhecimento de normas e manuais bem como, das especificidades das faixas, servindo este, para pesquisas de cunho acadêmico, e permitiu uma breve percepção dos critérios usados pelo DNER no Brasil inclusive critérios usados pelo DEINFRA em Santa Catarina. As faixas adicionais são faixas de trânsito que provocam um alargamento das seções transversais em trajetos de aclive que servem para separação do tráfego rápido do lento. Para a analise verificou-se através de visitas a campo as condição de tráfego atual da Rodovia para fins de estudo, dimensionamento, confirmação e do posicionamento de uma faixa adicional existente na rodovia. A solução ideal para o inicio da faixa foi mantê-la no mesmo local, pois a velocidade do veiculo de carga não atinge uma perda maior que 15 km/h e o local que antecede a faixa é uma tangente permitindo ultrapassagens. No que diz respeito ao fim da faixa é optou-se em estender a faixa adicional além da crista da curva vertical ate alcançar um ponto em que o veiculo de carga possa atingir uma velocidade que não difira de 15 km/h dos veículos leves e de preferência da ordem de 60 km/h que corresponde aproximadamente ao nível de serviço D.


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Indexado em: setembro 24, 2021
Cursos Associados: Engenharia Civil
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