Tassia Zaias
crianças, obesidade, desnutrição, antropometria
A avaliação do estado nutricional das crianças na escola é de extrema importância para identificar desequilíbrios na alimentação e promover a saúde infantil. Tal avaliação leva em conta indicadores como peso, altura e índice de massa corporal (IMC), possibilitando a identificação de deficiências ou distúrbios alimentares. O presente estudo propõe-se avaliar o estado nutricional de crianças do ensino fundamental de escolas municipais da área urbana e rural do município de Calmon/SC, a partir de indicadores antropométricos de peso/idade, estatura/idade, peso/estatura e IMC/Idade. Para as análises estatísticas dos dois locais foram utilizados testes Mann-Whitney com p significante à - 0,05. Foram compostos no estudo 300 escolares pertencentes à escola urbana da cidade de Calmon e 67 escolares da escola rural de Calmon, na faixa etária de 6 a 12 anos. A partir das análises realizadas pode-se observar de que a maioria dos escolares, tanto no âmbito rural quanto no urbano, apresentaram eutrofia. A magreza foi verificada com semelhança entre as duas amostras nas duas escolas, com aproximadamente 1% da população estudada, pelo parâmetro de IMC/Idade. O sobrepeso com maior prevalência na área urbana com 9,66% em comparação a 4,47%. Juntamente a isto, a obesidade grave foi vista somente na escola urbana, com 1,66% da amostra. Conclui-se de que há baixos índices de desnutrição e obesidade nas duas amostras, contudo ações de saúde pública ainda devem ser reforçados a fim de aumentar índices de eutrofia para ambos os grupos.