Jennifer Aparecida Mozzer
Deficiência, Inclusão, Educação
A inclusão de alunos com necessidades especiais é um desafio para os profissionais da educação, assim como romper com os tabus e extirpar toda e qualquer forma de preconceito sobre o direito à inclusão. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo investigar os desafios dos profissionais no atendimento de alunos com deficiência, almejando identificar se o currículo estabelecido nas escolas com alunos portadores de necessidades educacionais especiais é eficaz e elucidar como a inclusão está sendo vista no âmbito escolar. Com o estudo, pretende-se verificar que a constituição de uma sociedade justa se concretizará por meio de ações coletivas que permitam que os direitos e deveres sejam garantidos com equidade a todos. Ao pedagogo cabe concretizar boas práticas da educação para inclusão unida aos pais, à legislação e sociedade em geral com assertividade nas formações iniciais e continuadas, para que as informações e experiências superarem as inseguranças e potencializem atos pedagógicos competentes. Para um melhor desenvolver da prática pedagógica, é necessário entender as dificuldades desses alunos para sobrepujar os obstáculos pré-estabelecidos. Sendo assim, compreende-se que para um se obter êxito no ensinamento, deve-se investir no profissional da educação, nas áreas destinadas para o aprender, trazendo segurança e bem-estar a todos. Para o desenvolvimento do trabalho realizou-se a revisão bibliográfica narrativa, por meio de uma pesquisa exploratória na abordagem qualitativa. Apoiado em alguns autores como José Raimundo Facion (2002); Romeu Kazumi Sassaki (2009); Marcos C. Ruiz (2018); Luiz Antonio Gomes Senna (2018).